O Rene lançou uma discussão no Twitter sobre a Revista Veja dessa semana.
E bom, eu não acho o twitter uma ferramenta boa para discussões, então gostaria de colocar algumas observações minhas aqui e ouvir de quem leu a revista o que achou.
1 - Achei que a reportagem começou boa. Principalmente citando a tecnologia como neutra.
2 - Achei o último parágrafo da reportagem um grande erro. Primeiro, contradiz a abertura da reportagem, que diz que a tecnologia é neutra, e segundo, defende que a tecnologia por fim é maléfica.
Respondendo a algumas colocações que li no twitter:
"@lent voce descarta, entao, totalmente as colocacoes da veja? (e qto a citar aristoteles, filosofia tem prazo de validade?)" (por @renedepaula) (obs: não sou o @lent)
Começando pela Filosofia: filosofia não tem prazo de validade, mas citar uma frase de um filósofo não é o mesmo que citar O filósofo. Só para dar um exemplo, na mesma revista, em um artigo sobre meninos-lobos, o autor cita uma frase de Wittgenstein, retirada do Tracatus Logico-Philosophicus. Porém, o uso da frase é diferente do uso feito pelo autor da frase. Ou seja, o que foi citado não foi o filósofo, mas uma frase dele, fora do contexto.
Tirando essa observação, a filosofia não tem prazo de validade, mas ela é analisada, refutada, reorganizada, renovada. Muito do que foi dito por filósofos antigos já foi demonstrado incorreto. E muitas demontrações de incorreção dos antigos já foi refutada por renovações dos argumentos dos antigos. Filosofia é assim...
E sobre a veja: Eu descartaria boa parte das colocações da Veja, pois me parece que elas são feitas sobre um olhar viciado.
A Raquel Recueiro disse coisas interessantes pelo Twitter, que concordo:
"@lent @renedepaula O online e o offline não são desconectados. As pessoas usam a Internet para manter mais suas amizades e aumentar contatos"
"@lent @renedepaula E, só para polemizar, há uma porção de estudos de campo que dizem que a Rede auxilia na socialização." (demonstra um pouco o vício da matéria)
"@lossio Obvio que nao se espera que o jornalista faça uma tese mas ao menos apresentar os dois lados com seriedade é fundamental."
A matéria pode ser lida online:
http://veja.abril.com.br/080709/nos-lacos-fracos-internet-p-94.shtml
Agora, é engraçado:
Por que em paises ditos mais calorosos nas relações sociais como o Brasil, as redes sociais fazem mais sucesso, e em paises ditos mais frios nestas relações, como os EUA, as redes servem apenas para "ficar só nos amigos *reais*"?